top of page

Quando é a hora de formatar o seu computador?

Atualizado: 9 de abr. de 2023

Ele apresenta lentidão e problemas frequentes

Um dos sinais de que está chegando a hora de formatar o su computador é quando ele começa a apresentar lentidão nos processos de abertura de programas, salvamento de arquivos etc. A lentidão pode estar ocorrendo por acumulo de drivers desatualizados ou até mesmo virus e bloatwares que vão acumulados ao longo do uso.


Eliminação de Vírus e bloatwares / malwares

Alguns vírus são extremamente difíceis e complexos para sua remoção. Existem formas de remove-los sem a formatação completa do sistema mas exigem técnicos qualificados pois é necessários deletá-los diretamente do registro do sistema. Nesses casos recomendamos uma avaliação de custo/beneficio por parte do cliente. Uma formatação pode ser uma forma mais simples de resolver esse problema.


Atualização do sistema operacional


Esse é um dos motivos mais comuns para formatação, atualização do sistema operacional. Seja uma instalação de Linux ou Windows, quando é hora de trocar o sistema devemos formatar o computador.


Tela Azul/Erros Criticos

A temida tela azul aparece quando existe algum erro critico no sistema. Descartado problemas de Hardware, a solução do problema pode ser uma simples formatação do sistema.


Novo Hardware

Nem sempre é necessário a formatação do sistema ao instalar novo Hardware, mas ao instalar um SSD ou memoria RAM extra, uma formatação pode melhorar o desempenho do seu sistema.





bottom of page